A RECEITA PARA AMAR MAIS A VIDA

Fettuccine allla Calabresa

Ok. Nome sofisticado para uma macarronada com calabresa. Você já comeu isso um montão de vezes. Simples e delicioso. Como um emblemático almoço de domingo. Mas não há como esquecer e jamais deixar de a história profiferar. Um brinde a tradição!
secando ao solIngredientes
Para o fettuccine
– 1/2 kg de farinha de trigo especial (use uma boa marca, não economize) Você também pode utilizar a semolina de trigo duro, ou simplesmente usar metade de cada. Experimente as diferenças, escolha a textura que mais lhe agrada. Divirta-se!
– 6 ovos grandes CASEIROS (você pode também adicionar algumas gemas a mais para obter uma massa mais “amarelinha”).

Coloque a farinha num recipiente. Adicione os ovos. Misture bem com uma colher e depois use as mãos, deixando a massa uniforme. Faça uma bola com a massa e a envolva num filme plástico e deixe na geladeira por meia hora.

Abra a massa com um cilindro até obter a espessura desejada, nem muita fina, nem muito grossa. Use seu feeling. Vá polvilhando farinha para evitar que a massa grude no cili

Deixe secar um pouco. No pastifício utilizamos uma velha máquina de fazer macarrão, “Velox Luxo”. Com um cilindro para abrir a massa e dois para corte. O de fettuccine fica perfeito. Mas também dá para cortar com a faca, fica ainda mais rústico.  Disponha a massa cortada sobre uma mesa e deixe secar.

Ragù alla calabrese
– Um litro e meio de ragù semplice
– 350 gr de lingüiça calabresa defumada (quanto melhor a calabresa, melhor ficará)
– Uma colher de azeite de oliva
– Uma pitada de sementes de erva-doce
– Salsinha, pimenta-do-reino
Corte a calabresa em rodelinhas, bem finas de preferência. Aqueça o azeite numa frigideira grande, acrescente as sementes de erva-doce e coloque a lingüiça para fritar, em fogo brando