A RECEITA PARA AMAR MAIS A VIDA

Caldeirada de Lagostim

O lagostim pode assumir sabores díspares – do encantado ao destemperado. Quando adquirido muito fresco, em dias quentes, o desejo é degustá-los com muitas ervas, uma dose de vinho branco seco, boas pitadas de pimentas diversas – in natura, seca triturada (chipotle) e do reino. Finalize com azeite  e suco de limão siciliano (por ser menos ácido), ambos agregados ao próprio caldo.

Para acompanhar, crostinis (que são fatias de pão branco dourados no azeite, ao invés do tradicional italiano  (ou toscano), aque são elaborados à base de fermentação natural.

Nos dias frios, um caldo feito com os ‘antenados’ aquecem a alma e proporcionam uma refeição inesquecível. Poucos deles, bem temperados, com ervas frescas, regados com caldo de camarão (feito com suas carcaças e passado na peneira) mais batatas resultam em um caldo forte e reconfortante, com sabor sem igual. Para um caldo claro e livre de impurezas, o ideal é espalmar os lagostins, isto é:  com a ajuda de uma tesoura abra-os pela parte inferior, ‘de cabo a rabo’. Retire as sujeiras da cabeça e a ‘tripa’ cinza, mas, preserve as cabeças que vão agregar sabor ao prato.

Ingredientes (para duas pessoas)
Reserve quatro lagostins grandes e 1/2 kg de mini batatas. 
Se não tiver as pequenas, descasque batatas médias e apenas corte-as ao meio.  
Para o preparo, tenha em mãos, além dos crustáceos frescos já abertos e limpos,

– Um naco de bacon picado ;
– Duas cebolas picadas;
– Dentes de alho picados em pedaços grandes;
– 1 bulbo de alho poro em lâminas;
– 1 litro de caldo de camarão;
– um maço de salsinha picada com os talos;
– pimentas diversas (uma dedo de moça picada fresca, sem sementes; reino para temperar os lagostins ainda crus e chipotle defumada, depois triturada. As demais, bem moídas ou raladas frescas todas triturada).
– 1/2 kg de batatas
Lagostins, alho-poro, salsinha, cebolas e salsinhaModo de preparo
– Aqueça o caldo
– tempere os lagostins com sal e pimenta do reino
– Numa panela de fundo grosso, aqueça azeite e doure os cubinhos de bacon e os nacos de alho, na sequência, disponha os lagostins espalmados no fundo da panela, comprimindo-os para que aqueçam e absorvam o azeite já temperado com o defumado, alho e pimenta seca.
– Pressione-os com um amassador de batatas para que se abram bem, por cerca de 10 minutos, com a panela tampada;
– Agregue os talos picados da salsinha, as batatas e o caldo do camarão quente.
– Em fogo baixo, acerte o tempero e cozinhe mais uns 10 minutos. Não deixe as batataqs se desmancharem. O bom é que fiquem ao dente, com os pedaços inteiros. Salpique o alho poro, as demais pimentas, a salsa.
Sirva em seguida. Para acompanhar, crostinis.